Evite secar demais. Cada tecido tem um teor natural de umidade. Se a roupa ficar seca demais, poderá enrugar e em alguns casos até encolher. Se isso ocorrer, para eliminar qualquer vinco ou ruga, a umidade em alguns tipos de tecidos poderá ser restabelecida, bastando molhar o tecido ligeiramente e passa-lo.
Use somente o ciclo de ar frio para secar travesseiros, malhas de lã e artigos de borracha. Não coloque na secadora tecidos limpos em lavagem a seco, eles liberam gases tóxicos pelos produtos utilizados em lavagem a seco.

Não sobrecarregue a secadora, as peças secarão mais rápido e ficarão menos amassadas se houver maior espaço para movimentação. O filtro de fiapos sujo, aumenta o tempo de secagem, Limpe o filtro ao final de cada operação.
Roupas de tecido grosso, vire os bolsos para fora. Remova todos os objetos como alfinetes, grampos, moedas, clips etc… Dê laços em fitas de avental, pingentes e feche os ziperes.

O calor tende a fixar as manchas nos tecidos, não seque tecidos com manchas não removidas. Peças pequenas devem ser secadas dentro de uma fronha ou sacola de pano. Roupas de cor escura devem ser viradas pelo avesso e secadas em lotes separados.
Lotes de roupas de tecidos e tamanho semelhante secam mais rápido. Separe roupas que soltam fiapos das roupas que pegam fiapos (Sintéticos). Peças de veludo cotelê, tecidos acolchoados e todas as malhas conservam melhor seu feitio se retiradas da secadora antes de estarem completamente secas.

Cortinas devem ser secas sem acessórios como rodízios, pesos, ganchos … 01 ou 02 peças por vez e a secagem completada a ferro. Separe lotes de cores claras de lotes de cores escuras.
Cobertores, regule para quente, coloque 03 a 04 toalhas dentro da secadora junto ao cobertor e gire o seletor de temperatura para 160 minutos, depois retire o cobertor ainda ligeiramente úmido e estique-o em uma superfície plana até terminar de secar.

×